22/12/25
O pastor Wellington Cardoso deve ser o nome indicado pela Igreja Universal do Reino de Deus para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) nas eleições de 2026. A definição ocorre após a decisão do vereador Isaías Ribeiro (Republicanos) de permanecer na Câmara Municipal de Goiânia, encerrando a possibilidade de ser o candidato da igreja ao Legislativo estadual.
Com a permanência de Ribeiro no parlamento municipal, Wellington Cardoso passa a ser visto, dentro do partido, como um nome estratégico tanto para reforçar o capital eleitoral do vereador quanto para atuar como aliado político do deputado estadual Ricardo Quirino (Republicanos). Quirino, por sua vez, não deve buscar a reeleição à Alego e trabalha com a perspectiva de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília.
A eventual candidatura de Cardoso integra um plano mais amplo do Republicanos em Goiás. Com a presença considerada certa da deputada Vivian Naves (PP) na chapa proporcional, a legenda projeta eleger até quatro deputados estaduais. A meta teria sido estabelecida pelo presidente nacional do partido, Marcos Pereira.
Além disso, o partido avalia outras movimentações no cenário local. O vereador Geverson Abel, colega de Isaías Ribeiro na Câmara de Goiânia, também é cotado para disputar uma vaga, seja para deputado estadual ou federal, ampliando o leque de opções da sigla para 2026.
No plano federal, o Republicanos trabalha com o objetivo de eleger dois deputados por Goiás. Além de Ricardo Quirino, o ex-prefeito de Anápolis e presidente estadual do partido, Roberto Naves, é apontado como pré-candidato. A legenda também reforçou sua presença no Entorno do Distrito Federal com a filiação da deputada Lêda Borges, que deixou o PSDB, ampliando o campo de atuação do partido na região.