12/01/26
O ex-governador José Eliton pode permanecer nos quadros do PSB, apesar de haver registro de pedido de desfiliação. Segundo informações partidárias, a saída ainda não foi homologada pelo Tribunal Superior Eleitoral, o que mantém o ex-governador oficialmente vinculado à legenda.
O convite para que José Eliton siga no partido partiu da vereadora Aava Santiago, que está em processo de filiação ao PSB e deve assumir a direção da sigla em Goiás. Os dois se reuniram na quinta-feira (8), em encontro que tratou do futuro político do ex-governador e do reposicionamento do partido no estado.
Em publicação nas redes sociais, José Eliton confirmou que recebeu o convite para permanecer no PSB e afirmou que irá avaliá-lo. Aliado histórico do ex-governador de Marconi Perillo, com quem governou o estado até 2018, Eliton tem buscado se alinhar ao PT do presidente Lula.
Nos bastidores, o nome do ex-governador passou a ser citado em articulações que envolvem a construção de uma frente de perfil progressista no estado, com possível aproximação ao PT. Há menções, inclusive, a uma eventual candidatura ao governo de Goiás com apoio do presidente Lula, embora não haja definição formal.
José Eliton afirma que, no momento, sua atuação política está voltada à participação em um projeto de caráter progressista para Goiás, independentemente do cargo a ser disputado. Segundo ele, as decisões sobre filiação partidária e eventuais candidaturas serão tomadas após a consolidação desse campo político no estado.