13/02/26
O governo Lula exonerou o goiano Rodney da Silva do cargo de diretor de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), estrutura vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. A exoneração foi assinada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, e publicada nesta quinta-feira (12/2).
A saída ocorre duas semanas após Rodney elogiar publicamente a política de segurança de Goiás durante evento do governo estadual que marcou o lançamento de uma plataforma de inteligência artificial voltada ao combate ao crime, em 27 de janeiro. Na ocasião, ele afirmou que apenas dois estados poderiam ser apontados como referência na área: Goiás e Santa Catarina.
Segundo publicações que noticiaram a exoneração, não houve, até o momento, divulgação oficial de justificativa para a decisão; o caso ganhou repercussão pelo contexto político, já que Caiado se coloca como pré-candidato à Presidência em 2026.
Rodney havia se aposentado do Ministério Público de Goiás (MPGO) em 2024 para assumir a diretoria na Senasp, com nomeação publicada no Diário Oficial da União, de acordo com a própria instituição.