28/06/24
O número 192, utilizado para solicitar atendimento ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), está inoperante há quatro dias em Goiânia. A denúncia foi feita pelo Sindicato dos Médicos no Estado de Goiás (Simego), por meio das redes sociais. “A população de Goiânia e da Região Metropolitana está há 4 dias sem acesso ao Samu”, afirma o Simego.
Em nota, o Simego expressou indignação e frisou não poder mais tolerar “que a Secretaria Municipal de Goiânia continue tratando a saúde pública e os médicos com desprezo e a população com negligência”.
Ao portal G1 Goiás, a assessoria do Samu confirmou que as linhas estão fora de operação há quatro dias e que a “Secretaria de Saúde e Diretoria do Samu não tomaram providências ainda”. Em resposta, a Secretaria de Saúde de Goiânia informou que o problema foi causado por falhas na plataforma da empresa telefônica Oi.
“As chamadas não eram completadas por conta da desvinculação da linha 192 com as demais linhas fixas do Samu. Ou seja, a conversão, que é automática, não estava ocorrendo”, explicou a nota. Por sua vez, a empresa de telefonia Oi afirmou ter acionado uma equipe técnica para resolver o problema, mas até o momento, não há previsão de quando o serviço será restabelecido.
A falta de acesso ao número de emergência do Samu coloca em risco a saúde e a segurança dos moradores de Goiânia e região metropolitana, que dependem deste serviço para situações de urgência.