20/07/24
O candidato apoiado pelo ex-governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB), o jornalista Matheus Ribeiro, não conseguiu emplacar na primeira rodada da pesquisa Serpes/O Popular para as eleições deste ano. Realizada nos dias 14 e 15 de julho, a pesquisa revelou que Ribeiro possui apenas 3,8% das intenções de voto.
Ribeiro encontra-se na dianteira de um grupo de candidatos com menor expressão, mas está significativamente atrás dos líderes da pesquisa. Vanderlan Cardoso (PSD) lidera com 20% das intenções de voto, seguido de perto pela deputada federal Adriana Accorsi (PT), com 19%. Sandro Mabel (União Brasil) aparece em terceiro lugar, com 14,8%.
Outros candidatos também pontuaram abaixo de dois dígitos. O ex-deputado estadual Fred Rodrigues (PL) tem 7,2% das intenções de voto, enquanto o atual prefeito Rogério Cruz (Solidariedade) possui 7%. Após Matheus Ribeiro, o empresário Leonardo Rizzo (Novo) tem 1,5%, seguido pelo professor Pantaleão (UP) com 1,3%.
A pesquisa foi realizada com 601 eleitores e tem uma margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa é dividida em dois formatos: a estimulada, onde os entrevistados recebem uma lista com os oito pré-candidatos, e a espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados. Na pesquisa estimulada, 14,3% dos eleitores ainda não decidiram em quem votar, e 11,1% afirmaram que anulariam o voto.
Espontânea
No cenário da pesquisa espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados, a indecisão é ainda maior: 7 em cada 10 eleitores ainda não definiram seus votos. Neste formato, Matheus Ribeiro apresenta um desempenho pior, com apenas 1,2% das intenções de voto. Adriana Accorsi lidera numericamente com 7%, seguida por Sandro Mabel com 5,3% e Vanderlan Cardoso com 5,2%. Fred Rodrigues e Rogério Cruz aparecem com 3,7% e 3,5%, respectivamente.