20/08/24
A gestão de Vilmar Mariano (União Brasil) em Aparecida de Goiânia enfrenta uma nova investigação do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCMGO), que iniciou um procedimento administrativo para apurar a qualidade dos serviços prestados nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da cidade.
A portaria que formaliza a abertura do processo foi publicada nesta segunda-feira (19) no Diário Oficial do TCMGO, detalhando os focos das inspeções, mas sem estabelecer prazos para o início e a conclusão das investigações.
O TCMGO anunciou que parte das 33 unidades de ensino da rede municipal será inspecionada. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), esses CMEIs atendem 2.761 crianças em Aparecida de Goiânia.
As diligências têm como principal objetivo avaliar a estrutura geral dos prédios, verificar o número de alunos, identificar a existência de déficit de vagas, analisar o quadro de professores e examinar o fornecimento de alimentos e materiais pedagógicos. Além disso, a inspeção irá verificar se as unidades cumprem os requisitos mínimos de acessibilidade.
A ação do TCMGO destaca possíveis falhas na gestão de Vilmar Mariano, especialmente em áreas sensíveis como a educação infantil, que impactam diretamente o bem-estar e o desenvolvimento das crianças na cidade.