04/09/24
Em resposta às críticas levantadas pelo deputado estadual Mauro Rubem (PT) sobre a legalidade do projeto de lei que propõe a criação de um tipo penal específico para crimes ambientais em Goiás, o deputado Talles Barreto, que é líder do governo na Assembleia Legislativa, rebateu e questionou a falta de ação do governo federal no combate às queimadas que assolam o país.
À coluna Giro, do jornal O Popular, Talles afirmou que, em vez de criticar o projeto, Mauro Rubem deveria explicar "por que o governo federal não toma nenhuma medida efetiva para conter o avanço das queimadas". O deputado do PSD destacou que o governador Ronaldo Caiado "sai na frente ao propor o endurecimento da pena", referindo-se ao projeto que, segundo ele, reforça a capacidade de Goiás de proteger o bioma do Cerrado.
O projeto de lei em questão, além de punir com maior rigor os responsáveis por incêndios criminosos, também cria uma Política Estadual de Segurança Pública de Prevenção e Combate ao Incêndio Criminoso, ao ampliar a estrutura do estado para lidar com as queimadas.