Goiânia, 08/12/2024
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


MDB de Daniel Vilela ganha força no Sudoeste e derrota o PL

05/11/24

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB), liderado pelo vice-governador Daniel Vilela, saiu vitorioso nas eleições municipais do Sudoeste goiano e fortalece a base governista, que elegeu 27 dos 28 prefeitos da região. Segundo analistas políticos e lideranças locais, os resultados representam mais que vitórias municipais, sendo um indicativo das forças políticas para a disputa estadual em 2026. 

No cenário político do Sudoeste, o MDB de Daniel Vilela obteve vitórias significativas, ao eleger prefeitos em 12 das principais cidades, incluindo Rio Verde, com Wellington Carrijo, e Santa Helena, com Iris Parreira. Juntas, essas cidades formam uma base sólida de apoio ao projeto estadual de Daniel Vilela, especialmente em face da oposição de Wilder Morais, senador do Partido Liberal (PL), que não conseguiu emplacar seus candidatos em quase todas as cidades onde lançou nomes, com exceção de Jataí. 

“Há um sabor especial nas nossas vitórias: ganhamos do PL em todas as cidades onde Wilder Morais lançou candidatos, exceto em Jataí”, comemorou Manuel Cearense, articulador do MDB no Sudoeste ao jornal Opção. Manuel Cearense, apelidado pelos correligionários como “Manuel do Sudoeste” ou “Manuel do Daniel”, percorreu toda a região como uma figura de referência para o MDB, mesmo sem ocupar cargos eletivos. 

Conhecido por sua influência nas bases políticas, Cearense é visto como uma ponte de diálogo entre os líderes locais e a cúpula do partido. Para ele, as vitórias na região são mais que uma demonstração de força para 2024, sinalizam também um caminho claro para 2026. “Articulei em 2024 e estou articulando para 2026 para fortalecer o MDB. O Sudoeste já tem um excelente vice para Daniel: o prefeito Paulo do Vale, um dos melhores gestores da história de Rio Verde e da região”, destacou Cearense.

Apesar de frequentemente incentivado a disputar um cargo público, como o de deputado estadual, Cearense afirma que prefere continuar como articulador político e colabora para o fortalecimento do MDB nos bastidores. “Não é a minha praia”, explica. Sua atuação política, segundo ele, é direcionada para a construção de uma sólida base de apoio que possa garantir força à candidatura de Daniel Vilela ao governo do estado em 2026. 


·

2024. Voz de Goiás. Direitos reservados.