Goiânia, 08/12/2024
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Fred perdeu para Mabel em 94% dos locais de votação

05/11/24

O empresário Sandro Mabel (UB) consolidou uma vitória esmagadora contra o ex-deputado estadual Fred Rodrigues (PL) na corrida pela Prefeitura de Goiânia, ao  vencer em 94% dos locais de votação da capital no segundo turno, realizado em 27 de outubro. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Mabel foi o mais votado em 333 dos 354 locais de votação, enquanto Fred saiu vencedor em apenas 20. Em um local, ambos empataram: na Unialfa, Unidade Perimetral, com 37 votos cada.

O desempenho de Mabel representa uma expressiva virada em relação ao primeiro turno, quando Fred, com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), obteve 31,14% dos votos, ficando à frente de Mabel, que tinha 27,66%. No segundo turno, porém, o candidato apoiado pelo governador Ronaldo Caiado (UB) conquistou 55,53% dos votos, ante 44,47% de Fred e ampliou sua base em mais de 160 mil votos, passando de 190 mil para 353 mil.

Fred também viu aumento na sua votação, mas em proporção menor, com 68,8 mil votos a mais em relação ao primeiro turno. A disparidade é atribuída ao desgaste sofrido por Fred nas semanas finais da campanha e à transferência de votos da petista Adriana Accorsi, que ficou fora da disputa após o primeiro turno.

Em uma análise mais detalhada dos locais de votação, 22 pontos apresentaram diferença superior a 500 votos entre os candidatos, todos a favor de Mabel. O maior contraste ocorreu no Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Waldemar Mundim, na Vila Itatiaia, onde Mabel conquistou 2.248 votos, enquanto Fred ficou com 1.383, uma diferença de 865 votos. Nos locais onde a disputa foi mais acirrada, como em 17 unidades, a margem ficou em 15 votos ou menos, com Fred vencendo em sete e Mabel em 10. 

Alguns locais tiveram resultados extremamente apertados. No Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Coração de Jesus, no Setor Aeroviário, Mabel teve uma vantagem mínima de dois votos (554 contra 552). A margem foi igualmente reduzida em escolas municipais como o Colégio Executivo, no Garavelo B, e a Escola Municipal Padre Pelágio, no São José, onde a diferença também foi de três votos. 


·

2024. Voz de Goiás. Direitos reservados.