20/11/24
Rafael Lara Martins foi reeleito presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) nesta terça-feira, 19, garantindo a continuidade de sua gestão à frente da instituição. Com 17.397 votos, o equivalente a 80,31% dos votos válidos, Lara alcançou a maior vantagem percentual da história da seccional. O novo mandato de Rafael Lara Martins se estenderá de 2025 a 2027.
A eleição, que pela primeira vez foi realizada de forma online, contou com a participação de três chapas. Além de Lara, concorreram Bruno Pena, que obteve 13,76% dos votos, e Pedro Miranda, com 5,93%. A expressiva vitória consolida a liderança da chapa “OAB O Compromisso Continua” e demonstra o amplo apoio à atual administração.
Resultado oficial das eleições:
- Chapa 1 – Rafael Lara Martins: 80,31%
- Chapa 2 – Bruno Pena: 13,76%
- Chapa 3 – Pedro Miranda: 5,93%
Rafael Lara, eleito pela primeira vez em 2021, já era apontado como favorito à reeleição. Sua vitória marca um feito inédito na história da OAB-GO, que desde sua fundação em 1931 não havia registrado uma margem tão ampla de aprovação em uma eleição para a presidência. O recorde anterior era de Miguel Cançado, que em 2006 recebeu cerca de 60% dos votos.
Em sua fala, Rafael Lara atribuiu o resultado expressivo ao trabalho de união desenvolvido pela sua gestão. “Os advogados da entidade reconhecem que a OAB está no caminho certo. Essa votação histórica é fruto de uma advocacia unida, que acredita em um projeto voltado para todos, sem vaidade pessoal e com foco no bem da advocacia de Goiás”, afirmou.
Ele destacou ainda os planos para o próximo mandato, reafirmando o compromisso com a inclusão, a modernização tecnológica e a valorização da classe. “Vamos consolidar as conquistas alcançadas, continuar ao lado da advocacia jovem e incluir o empreendedorismo como uma ferramenta de transformação. Além disso, estaremos ao lado da advocacia sênior, promovendo inclusão digital e uma mudança cultural no uso da tecnologia. Também realizaremos o primeiro estúdio digital da advocacia em Goiás, sempre avançando com o compromisso de toda a classe”, disse Lara.