10/04/25
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), confirmou que a Prefeitura vai implantar um sistema de ponto eletrônico com reconhecimento facial para todos os servidores municipais. A medida, segundo ele, deve começar a valer em até 30 dias, assim que a infraestrutura tecnológica estiver concluída.
“Todo mundo vai ter ponto com reconhecimento facial”, afirmou Mabel durante coletiva de imprensa. O prefeito destacou que a nova regra valerá para todos os cargos, inclusive para gerentes e superintendentes. “Estamos instalando os equipamentos de tecnologia, comprando novos computadores e adotando um sistema mais moderno. O que temos hoje é obsoleto”, disse.
A informação foi divulgada com exclusividade pelo Jornal Opção no dia 24 de março. Na ocasião, Mabel criticou a falta de controle de frequência na gestão anterior, o que, segundo ele, resultava em faltas injustificadas. “Se trabalhava ou não trabalhava, a gente não sabia. Todo mundo abonava a falta de todo mundo. Isso vai acabar. A pessoa vai ter que bater ponto com reconhecimento facial”, declarou.
A iniciativa acompanha uma tendência já observada em outras instituições públicas. Em fevereiro, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) também anunciou a implantação de um sistema eletrônico de ponto, com registro de selfie e relatório de atividades semanais. O novo modelo entrou em vigor em março e prevê, inclusive, o bloqueio do salário caso o servidor não entregue os registros dentro do prazo.