11/04/25
Durante entrevista, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) mencionou os nomes de Gustavo Gayer e Major Vitor Hugo como possíveis candidatos ao Senado por Goiás em 2026, mas evitou tratar da disputa ao governo estadual. A ausência de qualquer sinalização sobre a sucessão no Palácio das Esmeraldas indica que, por ora, o ex-presidente não pretende lançar um nome próprio ao Executivo goiano.
Filiados ao PL, Gayer — atual deputado federal — e Vitor Hugo — ex-deputado e ex-líder do governo Bolsonaro na Câmara — são cotados para concorrer às duas vagas que estarão em jogo no Senado. Embora exista a possibilidade de uma chapa “puro-sangue”, com os dois nomes disputando pelo partido, aliados consideram esse cenário improvável.
A expectativa é que o PL aposte em apenas um candidato ao Senado e reserve a segunda vaga para um aliado de outra legenda, como parte da estratégia de ampliação da coalizão bolsonarista em nível nacional. A prioridade de Bolsonaro, segundo interlocutores, é fortalecer o campo da direita em alianças estratégicas com siglas como PP e Republicanos.
Nos bastidores, a ausência de um nome para o governo de Goiás reforça a leitura de que o ex-presidente pretende costurar apoios estaduais a partir de negociações nacionais, priorizando estados onde partidos aliados já têm lideranças consolidadas.
As declarações de Bolsonaro foram dadas à coluna do jornalista Paulo Capelli, do portal Metrópoles.