17/04/25
A Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhou ao ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), uma manifestação sugerindo a tentativa de conciliação entre o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), no âmbito de uma queixa-crime apresentada por Flávio.
O senador acusa Haddad de calúnia, injúria e difamação após declarações feitas pelo petista em janeiro deste ano. Na ocasião, o ministro da Fazenda afirmou que Flávio teria cometido o esquema de “rachadinha” — desvio de parte dos salários de servidores — durante seu mandato como deputado estadual na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
A proposta de reconciliação foi feita pelo vice-Procurador-Geral da República, Hindenburgo Chateaubriand Filho, que destacou ao STF que a legislação prevê, em casos de queixa-crime, a possibilidade de tentativa de composição entre as partes antes do avanço do processo judicial.
Embora considerada improvável, a sugestão segue o rito legal previsto para ações penais privadas, como é o caso. Caberá agora ao ministro André Mendonça decidir se convoca ou não uma audiência de conciliação entre os dois.