Goiânia, 30/04/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Jornal Opção diz que PT vai apoiar Marconi pra governador

20/04/25

O Partido dos Trabalhadores (PT) de Goiás está em avançadas conversas para apoiar Marconi Perillo (PSDB) como candidato ao governo do Estado nas eleições de 2026. A informação foi publicada pelo jornal Opção, que aponta que a articulação teria partido de uma orientação direta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com dois pedidos estratégicos: o fortalecimento de um palanque robusto em Goiás para sua candidatura à reeleição e o aumento da bancada federal petista na Câmara dos Deputados.

Com estrutura limitada no Estado e pouca capilaridade eleitoral, o PT goiano — representado principalmente pela deputada Adriana Accorsi e pelo deputado federal Rubens Otoni — reconhece que não tem força suficiente, sozinho ou com o PCdoB, para oferecer a sustentação política que Lula precisa em Goiás. Daí a reaproximação com Marconi, ex-governador e nome tradicional do PSDB.

Segundo apuração do jornal, Marconi tem dito a interlocutores que será candidato “para ganhar ou para perder”, revelando que está decidido a voltar ao páreo estadual. “Pode ser fofoca, mas ele teria dito ao ex-deputado Jardel Sebba, aos prantos, que será candidato de qualquer maneira”, relatou uma fonte ao jornal Opção.

O acordo em construção prevê que, em troca do apoio petista, Marconi organize palanques para Lula em todas as cidades goianas. A aliança pode ainda incluir o PSB, comandado em Goiás pelo deputado federal Elias Vaz e pelo senador Jorge Kajuru.

A formação da chapa majoritária já é ventilada nos bastidores: Marconi Perillo para governador, Elias Vaz como vice, e uma dobradinha para o Senado entre Jorge Kajuru e Rubens Otoni. A surpresa, neste caso, seria a participação de Kajuru ao lado de Marconi, após anos de embates públicos. Mas, segundo um integrante do PT, “o ódio de Kajuru por Marconi não é mais o mesmo. Ele até já pediu desculpas ao ex-governador”.

Apesar do avanço das articulações, ainda restam dúvidas sobre o real plano de Marconi. Um ex-deputado petista disse que o apoio só será possível se duas condições forem cumpridas: “Primeiro, ele precisa parar de criticar Lula. Afinal, vai atuar como político estadual ou nacional? Segundo, tem que deixar claro que será candidato a governador. Porque, se for disputar vaga de deputado federal, como alguns tucanos insinuam, o PT terá que buscar outro nome — Elias Vaz, Jorge Kajuru ou até um petista”.


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.