01/05/25
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, na tarde desta quarta-feira (30), 17 dias após passar por uma cirurgia abdominal. Segundo interlocutores, ele agora está em um quarto de semi-UTI e deve ser transferido para um leito comum nos próximos dias.
O procedimento cirúrgico foi realizado em 13 de abril e durou cerca de 12 horas. A operação teve como objetivo remover aderências intestinais, conhecidas como bridas, além de reconstruir parte da parede abdominal. Essas alterações são comuns em pacientes com histórico de cirurgias abdominais e podem causar obstruções e dores.
Na terça-feira (29), a equipe médica retirou a sonda nasogástrica utilizada para aliviar a pressão gástrica. Bolsonaro apresentou melhora clínica, com retorno das funções intestinais e início da alimentação por via oral. A dieta atual é líquida e inclui água, chá e gelatina.
De acordo com o boletim médico, o ex-presidente segue em recuperação, sem previsão de alta hospitalar, mas com evolução estável do quadro de saúde.