04/05/25
O cenário de desmonte do PSDB, que caminha para uma fusão com o Podemos, tem provocado movimentações intensas nos bastidores da política goiana. Um dos nomes que mais despertam atenção nesse processo é o da vereadora Aava Santiago, de Goiânia, que, segundo o jornal Opção, deve ser uma das próximas a deixar o ninho tucano.
Embora mantenha uma relação respeitosa com o ex-governador Marconi Perillo, atual presidente nacional do PSDB, Aava parece ter percebido que seu espaço dentro do partido se tornou pequeno diante de sua projeção política. “A parlamentar sabe que ficou grande demais para os tucanos”, confidenciou uma fonte próxima.
Dona de um mandato atuante e de forte presença nas redes sociais, a vereadora goianiense é vista como uma voz progressista de destaque. Seu nome passou a circular com força entre partidos de centro e de esquerda, interessados em contar com sua militância e visibilidade. PSD e PSB lideram essa disputa.
De um lado, o senador Vanderlan Cardoso (PSD) já teria feito o convite formal para que Aava integre a legenda. Do outro, o PSB tem articulado de forma ainda mais ousada: a deputada federal Tabata Amaral, figura nacional da sigla, agendou um encontro com a vereadora para esta semana. A conversa pode selar o destino partidário de Aava.
A movimentação no PSB não para por aí. Há especulações de que, para atrair a vereadora, a legenda possa oferecer o comando do partido em Goiás. A oferta, se confirmada, elevaria Aava a um novo patamar na articulação política estadual.