04/05/25
O deputado estadual Cristiano Galindo (Solidariedade) será formalmente investigado pela Polícia Civil. A decisão, autorizada pela Justiça com base em parecer favorável da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, atende a uma denúncia apresentada pelo ex-vereador de Trindade e suplente de deputado estadual, Edson Cândido. A investigação será conduzida pela 16ª Delegacia Regional de Trindade.
As acusações são graves e incluem, entre outros pontos, o suposto uso irregular de cartão de abastecimento pertencente ao Município de Trindade em benefício de veículo da Assembleia Legislativa. A denúncia também aponta a alegada nomeação de um servidor comissionado para atuar em atividades privadas ligadas a uma obra do próprio Galindo.
Segundo despacho do juiz Felipe Morais Barbosa, da 3ª Vara Criminal da Comarca de Trindade, há elementos suficientes para que a apuração seja iniciada. Ele determinou a abertura de inquérito com base nos indícios apresentados na notícia de fato criminal.
A defesa de Galindo se manifestou por meio de nota ao jornal Opção, alegando que “reafirma as inconsistências das denúncias apresentadas”, sinalizando que tratará as acusações como infundadas e politicamente motivadas.
Por se tratar de um deputado estadual, Galindo tem foro por prerrogativa de função. Por isso, a competência para analisar a denúncia é do Tribunal de Justiça de Goiás. O processo segue os trâmites legais: após manifestação do Ministério Público, o Judiciário decide sobre os próximos passos da investigação.