Goiânia, 26/08/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


MDB e federação União Brasil/PP concentram maior força política de Goiás

05/05/25

Com a criação da federação União Progressista (UP), que une União Brasil (UB) e Progressistas (PP), o cenário político de Goiás tem dois grandes blocos partidários: MDB e UP. Juntas, as duas forças concentram a maioria das filiações no estado. O MDB segue na liderança com 116.958 filiados, enquanto a nova federação reúne 108 mil membros — 55 mil do UB e 53 mil do PP —, consolidando-se como a segunda maior agremiação.

 

A UP foi anunciada oficialmente na última terça-feira (29), durante evento em Brasília, e aguarda homologação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para existir formalmente. O MDB, por sua vez, manteve estabilidade no número de filiações em relação ao mesmo período de 2024, quando tinha 116.755 membros.

 

A federação liderada pelo governador Ronaldo Caiado tem ampla vantagem em cargos eletivos. O UB comanda 103 prefeituras e possui mais de 500 vereadores. Já o PP, presidido no estado por Alexandre Baldy, titular da Agehab, soma 28 prefeitos e cerca de 300 vereadores. A expansão da base governista é fruto de articulações pós-eleitorais, incluindo a atração de lideranças do PL após um acordo que envolveu o arquivamento de uma ação contra Caiado.

 

No cenário nacional, a União Progressista já nasce como a maior bancada da Câmara dos Deputados, com 109 parlamentares — 59 do UB e 50 do PP —, além de contar com 14 senadores, seis governadores e mais de 1,3 mil prefeitos em todo o país.


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.