06/05/25
A Polícia Civil de Goiás (PCGO) instaurou inquérito para apurar possíveis irregularidades cometidas pelo deputado estadual Cristiano Galindo (Solidariedade). A investigação foi determinada pela Justiça após denúncia apresentada pelo ex-vereador de Trindade e suplente de deputado estadual, Edson Cândido.
O caso está sob responsabilidade da 16ª Delegacia Regional de Trindade. A delegada Silvana Nunes, que conduz o inquérito, confirmou que o procedimento está em andamento, mas preferiu não dar detalhes para preservar o sigilo das apurações.
Segundo a decisão do juiz Felipe Morais Barbosa, da 3ª Vara Criminal da Comarca de Trindade, o parlamentar é suspeito de utilizar de forma indevida um cartão de abastecimento da Prefeitura de Trindade para custear despesas de um veículo da Assembleia Legislativa. Ele também é acusado de ter designado um servidor comissionado para atuar em obra de sua propriedade, em caráter particular.
A abertura do inquérito foi autorizada após parecer favorável da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos. Como o deputado possui foro por prerrogativa de função, o caso está sob supervisão do Tribunal de Justiça de Goiás, que deverá acompanhar os desdobramentos da investigação com participação do Ministério Público.
Em nota, a defesa de Cristiano Galindo classificou a denúncia como “totalmente infundada” e afirmou que as acusações partem de “afirmações irresponsáveis” de Edson Cândido, “já condenado anteriormente por divulgação de fake news”. O advogado do deputado, Gilles Gomes, reforçou que Galindo “reafirma sua inocência” e seguirá trabalhando normalmente.