Goiânia, 20/07/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Relembre escândalos envolvendo Padre Robson, que agora volta à cena política

10/05/25

Quatro anos após ser o centro de um escândalo envolvendo a suspeita de desvio de doações da Igreja Católica em Goiás, o padre Robson de Oliveira Pereira retorna à cena pública, agora com forte presença digital. Atualmente ligado à Arquidiocese de Mogi das Cruzes (SP), o religioso mantém uma rotina intensa de transmissões online, com pedidos de cadastro no site da nova associação por ele fundada: a Obra de Cristo.

O canal do sacerdote no YouTube, intitulado Padre Robson Oliveira – Vida Plena, já conta com mais de 309 mil inscritos e recebe, diariamente, novos vídeos de orações, terços e reflexões espirituais. As transmissões ao vivo de missas alcançam de 3 mil a 7 mil visualizações, enquanto os vídeos gravados mais recentes superam as 18 mil visualizações.

Embora não peça doações diretamente durante as celebrações, padre Robson incentiva os fiéis a se cadastrarem no portal obradecristo.com.br, que, segundo descreve, é um espaço voltado à evangelização e à manutenção da associação. “Obra de Cristo é uma associação criada pelo Pe. Robson de Oliveira, que reúne fiéis que sentem o chamado para uma vida plena em Cristo”, informa o site, que também aceita doações de “qualquer quantia”.

A estrutura lembra a da antiga Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), que o padre liderava em Goiás e que teve o nome envolvido na Operação Vendilhões, do Ministério Público de Goiás (MP-GO), deflagrada em 2020. A investigação apontava suspeitas de desvio de aproximadamente R$ 120 milhões, envolvendo o padre e outras 17 pessoas, sob acusações como organização criminosa, apropriação indébita, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. O processo, no entanto, foi arquivado pela Justiça.

Após quase três anos afastado das funções sacerdotais, padre Robson se mudou para São Paulo, em agosto de 2023. Desde então, além das postagens nas redes sociais — com destaque para o YouTube e o Instagram, onde é seguido por mais de 768 mil pessoas —, ele retomou a celebração de missas presenciais. A maior parte acontece na Igreja Nossa Senhora Aparecida e São Roque, em Mogi das Cruzes, onde tem celebrado nas manhãs de terça-feira. Também já visitou outras cidades da região metropolitana de São Paulo, como Itaquaquecetuba, Sorocaba, Suzano, São Miguel Paulista e Santa Izabel. Em dezembro de 2024, foi a Criciúma (SC) para presidir missa na inauguração da Cancha de Bocha do Parque do Rio Maina, evento que, curiosamente, não foi mencionado em seu canal no YouTube.

A nova associação, registrada em Mogi das Cruzes, funciona de forma semelhante à Afipe: recebe doações, mas não informa no site os nomes das instituições que seriam beneficiadas. Todo o material institucional, inclusive os links das redes sociais da associação, leva diretamente aos perfis pessoais do padre.

Mesmo longe de Goiás e sem retornar à Afipe ou ao Santuário do Divino Pai Eterno — projeto que o consagrou como figura carismática no catolicismo brasileiro —, padre Robson mantém influência considerável entre os fiéis. A imagem pública, abalada pelas investigações, agora é reconstruída com mensagens de fé, pedidos de adesão e uma atuação mais comedida, mas estratégica, nos meios digitais.


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.