Goiânia, 23/05/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Maior sino do mundo chega ao Brasil e será instalado em Trindade

19/05/25

Considerado o maior sino que badala no mundo, o Vox Patris — “A Voz do Pai”, em latim — chegou ao Porto de Santos no sábado (17) e deve permanecer na cidade por cerca de uma semana antes de iniciar o trajeto de 1.500 km até o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO). Com 55 toneladas e 4 metros de altura, o sino será transportado em um caminhão modelo lagartixa, de seis eixos, com velocidade média entre 40 e 60 km/h. O percurso dependerá do andamento do desembaraço aduaneiro, que pode ser afetado pela greve dos auditores fiscais no porto paulista.

O itinerário prevê a chegada do sino a Brasília no dia 31 de maio, onde será realizada uma missa na Esplanada dos Ministérios. No entanto, por conta de um grande evento musical previsto para o mesmo dia e local, a organização ainda avalia um novo espaço para a celebração. A logística do transporte e da programação religiosa está sendo coordenada pelo padre Marco Aurélio, que acompanha o sino desde sua saída da Polônia.

A chegada em Trindade está marcada para 1º de junho. A cidade prepara uma grande recepção: às 13h30, fiéis se concentrarão no trevo de entrada para saudar o sino. Às 17h30, uma missa será celebrada na praça da Basílica. Em seguida, o Vox Patris será levado ao canteiro de obras do Novo Santuário, onde ficará instalado. No dia 26 de junho, às vésperas da Romaria do Divino Pai Eterno, haverá a Missa de Benção dos Sinos, ocasião em que o Vox Patris soará pela primeira vez em solo goiano.

A peça monumental foi construída na Polônia com recursos doados por fiéis e custou cerca de R$ 17 milhões. Ela carrega gravuras que retratam a história da Romaria do Divino Pai Eterno, iniciada em 1840 pelo casal Constantino Xavier e Ana Rosa. Toda a arte do sino foi desenvolvida pelo artista plástico goiano Silvio Morais, unindo fé, história e identidade cultural à grandiosidade do monumento.


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.