Goiânia, 23/05/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Esquema milionário com falsificação de documentos é alvo de operação da Polícia Civil

20/05/25

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Combate à Corrupção (DECCOR), deflagrou nesta terça-feira (20) a segunda fase da Operação Prince John. A ação visa desarticular uma associação criminosa envolvida em um esquema sofisticado de corrupção e falsificação de documentos públicos.

Ao todo, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão nos municípios de Goiânia, Acreúna, Edeia, Paraúna e Goianésia, além de cinco mandados de prisão temporária. A operação também determinou o sequestro de bens e valores que ultrapassam R$ 5,3 milhões, o afastamento dos sigilos bancário e fiscal dos investigados e a suspensão do exercício das funções de dois servidores públicos.

Segundo a DECCOR, as medidas são um desdobramento da primeira fase da operação, realizada em setembro de 2024, quando foi descoberta uma organização criminosa que se apresentava como prestadora de serviços de assessoria tributária. O grupo falsificava demonstrativos de cálculo do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) para enganar vítimas, simulando o recolhimento do imposto com documentos públicos adulterados.

Os investigados podem responder pelos crimes de associação criminosa, estelionato, falsificação de documento público, falsidade ideológica, uso de documento falso, corrupção passiva, corrupção ativa e extorsão. As investigações seguem em andamento.


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.