16/06/25
A entrada do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, no PSD amplia o arco de alianças do vice-governador Daniel Vilela (MDB) com vistas à sucessão estadual de 2026. Aliado histórico da família Vilela — de Maguito e Daniel —, Mendanha chega ao partido que detém hoje o maior número de prefeitos do Brasil e se integra formalmente à base governista liderada pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil). O ato de filiação, realizado neste domingo (15/6) na Câmara Municipal de Aparecida, reuniu lideranças estaduais e nacionais.
Durante o evento, o governador Ronaldo Caiado celebrou a chegada de Mendanha ao PSD e apontou o movimento como um sinal de fortalecimento político rumo às eleições de 2026. “Temos uma base sólida e agora mais fortalecida com a filiação de um líder que tem capilaridade e experiência”, disse, ao lembrar do apoio estratégico do PSD dentro do governo, inclusive com o comando da Codego. Daniel Vilela, por sua vez, destacou que a filiação amplia o campo de alianças e reforça o projeto que vem transformando Goiás. “Esse movimento terá reflexos em 2026 e também no cenário nacional”, afirmou.
Mendanha, que em 2022 disputou o governo de Goiás, declarou apoio ao projeto político de Daniel Vilela e ao nome de Caiado para a presidência da República. Ao lado de sua esposa, Mayara Mendanha — também filiada ao PSD —, ele fez elogios ao modelo de gestão do atual governo e reforçou seu compromisso com a construção de uma chapa proporcional forte dentro do partido. “Não abro mão de caminhar com Daniel e com Caiado. Vamos trabalhar para alcançar nossos objetivos”, afirmou.
O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, reforçou a sintonia entre o partido e a gestão estadual, destacando a presença de Caiado no evento como um gesto político relevante. Já o senador Vanderlan Cardoso e outras lideranças do PSD em Goiás destacaram que a chegada de Mendanha representa um avanço estratégico na consolidação do partido como pilar de sustentação da base governista.