Goiânia, 26/08/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Aeronáutica recebe novo caça F-39 Gripen que será baseado em Anápolis

16/06/25

A Força Aérea Brasileira (FAB) incorporou mais um caça supersônico F-39 Gripen ao seu esquadrão. A aeronave será destinada ao Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) – Esquadrão Jaguar, com sede na Base Aérea de Anápolis (GO), reforçando a capacidade estratégica da defesa aérea nacional. Esta é a décima unidade do modelo entregue à FAB.

Adquirido da Suécia, o Gripen foi selecionado por sua eficiência operacional, baixo custo de manutenção e tecnologia de ponta. Capaz de atingir até 2,4 mil km/h — o dobro da velocidade do som — e operar a altitudes superiores a 16 mil metros, o caça possui modernos sensores, sistemas de armamento e recursos de guerra eletrônica, preparados para atuar em cenários de combate complexos.

A operação logística para trazer o caça ao Brasil durou mais de 20 dias e envolveu transporte marítimo desde a cidade sueca de Norrköping até o litoral de Santa Catarina, a bordo do navio holandês Fagelgracht. O desembarque foi realizado no Porto de Navegantes, com apoio de diversas instituições, como a Polícia Militar, Receita Federal e órgãos municipais.

 

A aeronave passará por uma série de verificações técnicas antes de seguir para Anápolis, incluindo instalação de assento ejetável, kit de sobrevivência e abastecimento. Após esses procedimentos, o novo caça será oficialmente integrado ao esquadrão responsável pela defesa do espaço aéreo brasileiro a partir do Centro-Oeste.


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.