17/06/25
O presidente da Codego e ex-deputado estadual, Francisco Júnior, afirmou que o PSD "se apequenou" em Goiás nos últimos anos, ao comentar sua ausência no evento de filiação do ex-prefeito Gustavo Mendanha ao partido, ocorrido na semana passada. A legenda é comandada no estado pelo senador Vanderlan Cardoso.
Em entrevista ao jornal O Popular, Francisco justificou que não participou da cerimônia por questões de saúde, mas reforçou ter sido convidado tanto por Vanderlan quanto por Gustavo. Ele, no entanto, aproveitou para criticar a condução da sigla no estado. “É preciso reoxigenar o partido, que é grande no País e se apequenou em Goiás”, declarou.
Para Francisco, a chegada de Mendanha ao PSD representa uma tentativa de reposicionar a legenda no cenário político goiano. “A vinda dele é muito positiva”, avaliou. Segundo o presidente da Codego, a movimentação também aponta para uma aproximação mais clara com o projeto de apoio à candidatura de Daniel Vilela (MDB) ao governo estadual.
A fala expõe o incômodo de setores do PSD com a condução de Vanderlan, que desde 2022 tem enfrentado dificuldades para manter unidade interna e em Goiás. A filiação de Mendanha, que era filiado ao MDB, reabre o debate sobre o futuro da legenda no estado.