18/06/25
O vereador de Goiânia e ex-deputado federal Major Vitor Hugo (PL) anunciou nesta terça-feira (17) que desistiu de sua pré-candidatura ao Senado nas eleições de 2026. A decisão, divulgada em vídeo publicado nas redes sociais, foi tomada após pedido direto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ocorre em meio ao racha interno do PL em Goiás sobre os rumos eleitorais da sigla no estado.
Vitor Hugo vinha defendendo uma composição com a base do governador Ronaldo Caiado (UB), o que incluiria a possibilidade de uma chapa única ao Senado com a participação da primeira-dama Gracinha Caiado. A articulação, no entanto, enfrentava resistência do grupo liderado pelo senador Wilder Morais, presidente estadual do partido, e do deputado federal Gustavo Gayer, presidente municipal da legenda. “Boa sorte ao presidente Bolsonaro, ao Wilder, que é o presidente do PL em Goiás, e ao Gayer, que é o presidente lá em Goiânia”, afirmou o vereador, ao confirmar a retirada de sua pré-candidatura.
Apesar do gesto de alinhamento, aliados do Palácio das Esmeraldas ainda veem margem para negociação com o comando do PL em Goiás. Interlocutores do governo afirmam que, mesmo com a desistência de Vitor Hugo, há expectativa de diálogo para compor uma chapa ao Senado com a participação de Gracinha Caiado, desde que outro nome seja escolhido pelo partido.
A avaliação entre os governistas é de que Bolsonaro mantém baixa prioridade em relação à disputa pelo governo de Goiás, o que pode abrir espaço para uma reaproximação estratégica entre União Brasil, MDB e parte do PL na construção de um palanque competitivo para 2026.