Goiânia, 26/08/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Goiânia deixa lista das capitais com trânsito mais agressivo

20/06/25

A plataforma de ensino de idiomas Preply divulgou a nova edição de seu estudo sobre o comportamento de motoristas no trânsito no Brasil e em Portugal. Após ter liderado o ranking de grosseria ao volante em 2023, Goiânia deixou de figurar entre as cinco capitais com condutores mais mal-educados. Nesta edição, os estados que mais relataram episódios de agressões verbais foram São Paulo (36,2%), Rio de Janeiro (20%) e Bahia (6,6%). Ceará e Pernambuco também aparecem na lista, ambos com 3,2%.

No levantamento, Santa Catarina (13,4%), Rio Grande do Sul (12,6%), Paraná e Minas Gerais (ambos com 10,8%) e o Distrito Federal (9%) foram apontados como os locais com motoristas mais gentis. Em Portugal, os distritos com maior incidência de comportamento agressivo foram Lisboa (44,6%), Porto (28,4%) e Setúbal (3,6%). Em comum nos dois países está a alta frequência de insultos no trânsito: 73,6% dos brasileiros e 78% dos portugueses afirmaram já ter presenciado ofensas verbais ao volante.

O estudo também revelou que 72% dos insultos em ambos os países são ofensas diretas, como “idiota” ou “imbecil”. Entre os brasileiros, 48,4% disseram já ter presenciado agressões físicas motivadas por conflitos no trânsito. Em Portugal, esse índice é ainda maior: 50,1% dos entrevistados relataram ter presenciado violência física entre condutores.

Apesar da tensão, a maioria dos motoristas relatou que prefere evitar confronto. No Brasil, 64,4% disseram que tentam acalmar a situação ou ignoram a ofensa. Em Portugal, esse índice é de 60%. Apenas 19% dos entrevistados em ambos os países afirmaram responder de forma educada, enquanto a opção de revidar com xingamentos foi a escolha de uma minoria. O estudo foi feito com 500 entrevistados em cada país, em maio de 2025, por meio de questionário remoto com dez perguntas sobre conflitos no trânsito.


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.