Goiânia, 26/08/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Após novo mal-estar, Bolsonaro volta a Brasília e será reavaliado por médico que o operou

21/06/25

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou compromissos previstos para esta sexta-feira, 20, em Goiás e retornou a Brasília após apresentar novo mal-estar. Segundo aliados, ele será examinado neste sábado, 21, pelo cirurgião Claudio Birolini, responsável pela última cirurgia abdominal a que foi submetido em abril deste ano.

Bolsonaro estava em Goiânia para participar de agendas políticas e eleitorais, incluindo um almoço com apoiadores em Anápolis, organizado pelo prefeito Márcio Corrêa (PL), que anunciou o cancelamento nas redes sociais. De acordo com relatos, o ex-presidente não chegou a sair da capital goiana. Pela manhã, participou de um evento em um frigorífico, mas ficou apenas 20 minutos no local e não discursou.

"Desculpa aí, que eu tô muito mal. Vomito dez vezes por dia. Talvez desce a primeira daqui a pouco", disse na noite de quinta-feira, 19, durante solenidade na Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia. O discurso foi interrompido por um forte soluço.

Ainda nesta sexta, Bolsonaro teve novo episódio de indisposição e optou por repousar em uma sala reservada antes de decidir retornar para casa. Após tomar medicação, apresentou melhora, mas permaneceu sonolento.

Claudio Birolini, cirurgião responsável pela operação realizada no hospital DF Star, em Brasília, viajará de São Paulo para acompanhar o estado de saúde do ex-presidente. Em abril, Bolsonaro passou por um procedimento de reconstrução da parede abdominal e desobstrução do intestino, que durou 12 horas e foi descrito pelo médico como "extremamente complexo".

Essa é a segunda vez neste ano que Bolsonaro interrompe agendas políticas por questões de saúde. Em abril, ele foi internado após mal-estar durante viagem ao Rio Grande do Norte e transferido de helicóptero para Natal. Depois, foi levado de UTI aérea para Brasília, onde passou pela cirurgia.

Desde a facada sofrida em 2018, Bolsonaro já se submeteu a sete procedimentos cirúrgicos. Segundo apuração do UOL, a última operação resultou na perda de mais de 20 quilos. A recuperação foi usada em peças de divulgação nas redes sociais por Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), com imagens e vídeos que buscavam retratar a recuperação do pai.

O evento no frigorífico, nesta sexta, tinha caráter político. A empresa serviu churrasco a apoiadores em um ambiente decorado com as cores da bandeira nacional. Pratos de papelão exibiam imagens do ex-presidente e símbolos do Brasil. 


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.