22/06/25
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi diagnosticado com pneumonia viral após exames realizados na manhã de sábado, 21, no Hospital DF Star, em Brasília. O quadro clínico é tratado com antibióticos, segundo informou o cirurgião Claudio Birolini, responsável pelo procedimento ao qual Bolsonaro foi submetido em abril.
“Do ponto de vista do pós-operatório, está tudo bem com a cirurgia. A tomografia foi feita com contraste que progride bem até o intestino grosso e mostra que a parede abdominal está bem contida. Vamos entrar com o antibiótico para acabar de resolver a questão do pulmão”, explicou Birolini.
Bolsonaro havia relatado mal-estar e febre nos últimos dias e cancelou um evento em Goiás devido ao quadro de saúde. O vereador Vitor Hugo (PL), aliado do ex-presidente, disse ao jornal Opção que ele “se sentiu mal em função dos remédios que toma para recuperação da cirurgia”.
Em maio, Bolsonaro passou por uma cirurgia de 12 horas para tratar uma suboclusão intestinal — obstrução parcial que dificulta o trânsito de gases e fezes. A laparotomia exploradora teve como objetivo remover aderências e reconstruir a parede abdominal, danificada por sucessivas intervenções desde o atentado sofrido em 2018.
Inicialmente, os médicos cogitaram tratamento clínico. No entanto, exames indicaram a necessidade de cirurgia. Segundo a equipe médica, as aderências intestinais identificadas são sequelas comuns em pacientes submetidos a múltiplas cirurgias abdominais, como no caso do ex-presidente.