23/06/25
Reportagem do Jornal Opção revela que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou a considerar o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) um aliado do governo Lula (PT). A avaliação tem se consolidado entre lideranças do PL e deve influenciar os rumos da sigla nas eleições de 2026.
Segundo a publicação, Bolsonaro relata a interlocutores que Vanderlan se apresentava como bolsonarista e chegou a acompanhá-lo em viagens de avião. No entanto, logo após a posse de Lula em 2019, o senador teria adotado uma postura de aproximação com o petista, o que o ex-presidente considera uma traição política. “Não demorou três dias para dizer que gosta do presidente Lula”, teria ironizado Bolsonaro.
A desconfiança aumentou após votos considerados alinhados com o Palácio do Planalto no Senado. Vanderlan tenta se viabilizar como candidato a prefeito de Goiânia, mas sua postura, considerada ambígua, afasta o apoio do núcleo duro do bolsonarismo. Para aliados de Bolsonaro, o senador mantém relação próxima com o governo federal, o que o distancia do eleitorado conservador.
A movimentação também impacta a disputa pelo Senado. De acordo com o Jornal Opção, o senador Wilder Morais (PL) reafirmou nos bastidores que será candidato ao governo de Goiás em 2026, mas enfrenta obstáculos internos. Um deles é Izaura Cardoso, esposa de Vanderlan, que pode assumir o mandato de Wilder caso ele deixe o cargo. Bolsonaro, porém, é contra essa possibilidade e articula para que o PL mantenha sua hegemonia no Senado sem abrir espaço para aliados de Lula.