24/06/25
O deputado estadual Paulo Cesar Martins (PL) apresentou na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) um projeto de lei para conceder o título de cidadão goiano ao pastor guatemalteco Chepe Putzu, criador do movimento religioso Legendários. No entanto, o projeto foi protocolado com erro no nome do homenageado, identificado no texto como "Chepe Tupzu".
Além de propor a homenagem, o deputado se envolveu diretamente com o grupo. PC participou de um dos encontros do Legendários na região de Corumbá de Goiás, onde passou por dinâmicas do movimento e chegou a dormir no chão, ao relento, após não conseguir montar a própria barraca. Ele também já apareceu em plenário vestido com o uniforme do grupo e se autointitulou o “primeiro deputado legendário” de Goiás.
Criado por Putzu, o Legendários é um movimento voltado exclusivamente para homens, que mistura religiosidade com experiências intensas de esforço físico e catarse emocional. Os participantes passam por trilhas, gritam, suam e enfrentam desafios em nome da chamada "restauração da masculinidade ferida".
O avanço do grupo no Brasil tem sido interpretado por especialistas como parte de uma tentativa de reconfigurar a masculinidade cristã em um cenário de disputa cultural e moral. Os Legendários oferecem um modelo de “homem de Deus” forte, viril, rústico e centrado em si mesmo — uma resposta espiritualizada à crise contemporânea de identidade masculina, principalmente entre os conservadores.