24/06/25
Entrou em vigor nesta segunda-feira (23) a nova regra da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que obriga farmácias e drogarias de todo o país a reterem a receita médica na venda de medicamentos agonistas do receptor GLP-1 — popularmente conhecidos como "canetas emagrecedoras". A medida atinge produtos como Ozempic e Wegovy (à base de semaglutida) e Mounjaro (tirzepatida), entre outros.
A decisão foi tomada pela diretoria colegiada da Anvisa em abril e começou a valer após o prazo de 60 dias da publicação no Diário Oficial da União. A nova exigência impõe maior controle sobre a prescrição e dispensação desses medicamentos, que vêm sendo utilizados fora das indicações aprovadas pela agência, especialmente para fins estéticos e de emagrecimento rápido.
Em nota oficial, a Anvisa afirmou que o objetivo da medida é proteger a saúde pública, “especialmente porque foi observado um número elevado de eventos adversos relacionados ao uso desses medicamentos fora das indicações aprovadas”.
A decisão foi baseada em notificações registradas no sistema VigiMed, canal da própria Anvisa onde profissionais de saúde, laboratórios e usuários podem relatar suspeitas de reações adversas a medicamentos e vacinas.