Goiânia, 26/08/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


PRD e Solidariedade oficializam federação nesta quarta com foco em 2026

25/06/25

Os partidos PRD e Solidariedade devem formalizar nesta quarta-feira (25), em ato no Salão Verde da Câmara dos Deputados, a criação de uma nova federação partidária. A união representa uma estratégia para fortalecer as duas legendas nas eleições de 2026 e também uma manobra para garantir o cumprimento da cláusula de barreira, que define regras mínimas de desempenho para o funcionamento dos partidos no Congresso Nacional.

Em Goiás, a aliança é vista com entusiasmo pela bancada do Solidariedade, que enxerga na federação não apenas um reforço político, mas também uma possibilidade de consolidação de um bloco de oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no próximo pleito. “É uma saída importante para fortalecer um grupo político já forte, tanto na chapa estadual quanto federal”, afirmou o deputado estadual Wagner Neto, presidente da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

Segundo ele, como as duas siglas têm porte semelhante — ambas com cinco deputados federais atualmente —, não há risco de desequilíbrio ou de supremacia de um lado sobre o outro. “Fico muito feliz, porque o PRD é um partido proporcionalmente do mesmo tamanho do nosso. Nenhum partido vai engolir o outro. Eles vêm para somar, aumentando a representatividade tanto na Assembleia quanto na Câmara”, avaliou. Na Alego, o Solidariedade tem quatro parlamentares, enquanto o PRD conta com dois.

Wagner Neto destacou ainda um benefício prático da federação: o enxugamento do número de candidaturas e, consequentemente, uma melhor divisão do fundo eleitoral. “Você diminui o rateio do fundo para os candidatos, então acho que fortalece os nomes nas disputas.”

O deputado Coronel Adailton, também do Solidariedade, lembrou que as negociações já vinham ocorrendo há meses e que o ato desta quarta-feira servirá apenas para oficializar a composição. “São dois partidos de igual musculatura que se somam para fazer um partido grande. Haveremos de cumprir as cláusulas necessárias e trabalhar para montarmos uma chapa muito boa para deputado federal e uma chapa ótima para deputado estadual.”


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.