Goiânia, 26/08/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Alego deve decidir relatoria de denúncias entre Bia de Lima e Amauri Ribeiro

27/06/25

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) deve se reunir na próxima quinta-feira (26) para definir a relatoria dos processos envolvendo os deputados Bia de Lima (PT) e Amauri Ribeiro (União Brasil). Ambos apresentaram denúncias um contra o outro, após uma série de embates públicos no plenário da Casa. A expectativa é de que a relatoria dos dois casos seja atribuída à deputada Rosângela Rezende (Agir), conforme apuração da reportagem.

Segundo o presidente do colegiado, deputado Charles Bento (MDB), os parlamentares foram notificados no dia 27 de maio para apresentarem suas defesas por escrito, após a Corregedoria ter recebido formalmente as representações. O prazo legal de 30 dias encerra-se justamente nesta quarta-feira (26), o que até então tem impedido o avanço do processo com a designação de um relator. “Estamos aguardando o fim do prazo. Só após isso será possível definir o relator em reunião oficial do Conselho”, afirmou.

Apesar da movimentação do Conselho, tanto Bia quanto Amauri alegaram recentemente que as denúncias não tiveram andamento. Charles Bento, no entanto, rebateu as críticas e garantiu que todos os procedimentos regimentais foram seguidos. “O mais estranho é que os deputados digam que o Conselho não agiu, sendo que nem sequer entregaram suas defesas. De todo jeito, alguma decisão vai ser tomada e não vai ficar como está”, declarou o presidente.

O caso ganhou visibilidade após uma sequência de ataques entre os parlamentares no plenário. Desde 2023, Bia de Lima já apresentou quatro representações contra Amauri Ribeiro. Em resposta, o deputado passou a utilizar trecho de uma entrevista concedida por Bia a uma rádio local para acusá-la, de forma indireta, de apologia à pedofilia durante sessões realizadas entre os dias 20 e 22 de maio, acirrando ainda mais a disputa.

A defesa de Amauri Ribeiro informou que o documento está em fase final de revisão e deve ser protocolado ainda nesta quarta-feira (25). Já a assessoria de Bia de Lima afirmou que a deputada deve apresentar sua defesa até o prazo final, na quinta-feira (26). A expectativa é que, com os documentos em mãos, o Conselho possa enfim avançar na análise das condutas e deliberar sobre a admissibilidade das denúncias.


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.