Goiânia, 26/08/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Caiado critica suspensão de fiscalização da ANP e aponta descontrole no governo Lula

28/06/25

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), criticou a suspensão temporária do Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis (PMQC), anunciada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A interrupção do programa ocorrerá entre 1º e 31 de julho, segundo a agência, por conta de cortes orçamentários.

Nas redes sociais, Caiado classificou a medida como um “grave retrocesso” e afirmou que “a desordem tomou conta do país no governo do presidente Lula”. O governador também disse que a suspensão da fiscalização representa “mais uma parceria com o crime” e que “postos irão se beneficiar cada vez mais e punir o consumidor e o cidadão de bem do país”.

A ANP informou que as restrições orçamentárias impactaram diretamente sua capacidade de atuação. A agência comparou os valores autorizados para despesas discricionárias nos últimos anos: R$ 749 milhões em 2013 (corrigidos pela inflação) contra R$ 134 milhões em 2024, o que representa queda de 82%.

Além do PMQC, outras atividades operacionais da autarquia também serão afetadas. O programa realiza coletas mensais em revendas de combustíveis em todo o Brasil para verificar conformidade com padrões de qualidade estabelecidos pela legislação. Sem a fiscalização, governos estaduais e entidades de defesa do consumidor alertam para o risco de aumento de fraudes e prejuízos à população.


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.