04/07/25
Em um movimento que certamente fará os corações dos goianos pulsarem mais forte – ou talvez revirarem os olhos em uníssono –, tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) um projeto de lei que propõe transformar o movimento cristão Legendários em Patrimônio Cultural Imaterial goiano. A iniciativa, digna de um prêmio Nobel de originalidade, partiu do ilustre deputado estadual Coronel Adailton, que, em uma sessão extraordinária na última quinta-feira (3), decidiu que era hora de elevar a cultura goiana a novos patamares... ou algo assim.
Para aqueles que vivem em uma caverna ou simplesmente não acompanham as últimas tendências do autoconhecimento masculino, o Legendários se autodescreve como um "movimento que busca a transformação de homens, famílias e comunidades por meio de experiências que levam os homens a encontrarem a melhor versão de si mesmos e seu novo potencial". Entendeu? Nem eu. Mas, se a proposta do Coronel Adailton for aprovada, preparem-se: o tal "novo potencial" e a "melhor versão de si mesmos" passarão a fazer parte do calendário oficial do estado. Quem precisa de folclore, culinária típica ou manifestações artísticas quando se tem homens em busca de sua "melhor versão"?
Mas a saga dos Legendários em solo goiano não para por aí, meus caros leitores. Há apenas um mês, o deputado estadual Paulo Cezar Martins (PL) – outro visionário – propôs a concessão de títulos de cidadão goiano ao fundador dos Legendários, Chepe Tupzu, um pastor guatemalteco de nome inesquecível, e ao diretor do movimento em Goiás, Nelson Ruela de Lima. Porque, afinal, o que seria de Goiás sem a contribuição inestimável de gurus motivacionais e seus diretores? Certamente, o desenvolvimento do estado estaria estagnado.
E, para provar o quão profundamente enraizados os Legendários estão no cenário político goiano, é bom lembrar que tanto o Coronel Adailton quanto Paulo Cezar são veteranos das famosas "imersões" do grupo. Além deles, outras figuras proeminentes, como o deputado federal Ismael Alexandrino (PSD) e o ex-prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha (PSD), também já tiveram o prazer de participar desses eventos transformadores. Parece que, para a carreira política em Goiás, uma imersão no Legendários é mais importante do que um currículo decente.