06/07/25
O senador Jorge Kajuru (PSB) subiu à tribuna do Senado nesta terça-feira, 1º, para expressar sua insatisfação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa. Em tom de desabafo, Kajuru afirmou que foi “traído” por Lula ao ficar de fora do anúncio oficial do trem de alta velocidade que será implantado no município de Luziânia (GO), projeto que, segundo ele, começou a articular há mais de um ano com o Executivo.
De acordo com o parlamentar, havia um compromisso firmado com o presidente e o ministro para que ele fosse reconhecido como responsável pela viabilização da obra. “Espero que o ministro cumpra sua palavra, assim como o presidente Lula. Ambas foram dadas há um ano e dois meses, em reunião no Palácio do Planalto. Eu não minto!”, disse Kajuru, visivelmente contrariado.
O senador destacou que participou ativamente das discussões técnicas e políticas em torno do projeto e que considerava natural o reconhecimento público do seu papel. A ausência de qualquer citação à sua atuação durante o anúncio oficial foi classificada por ele como uma quebra de confiança.