07/07/25
Um levantamento da revista Veja aponta que o Instituto Assistencial Atitude, organização ligada à igreja frequentada por Michelle Bolsonaro, tem recebido recursos públicos por meio de emendas parlamentares destinadas por deputados federais aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O instituto, fundado em 2016 e presidido por Josué Valandro de Oliveira Junior, pastor da Igreja Batista Atitude (a mesma frequentada pela ex-primeira-dama), atua como ONG sem fins lucrativos, oferecendo serviços sociais como atendimento psicológico, educação gratuita para crianças e distribuição de refeições.
Entre os parlamentares que destinaram verbas está Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor da Abin e réu no STF, que em maio de 2023 enviou cerca de R$ 500 mil. Outro aliado de Bolsonaro, Hélio Lopes (PL-RJ), conhecido como Hélio Negão, indicou R$ 700 mil em junho de 2024. Os recursos seriam para projetos de esporte, educação, lazer e creches gratuitas para famílias de baixa renda no Rio de Janeiro.
O Instituto Assistencial Atitude, em nota, afirmou que os recursos são integralmente aplicados no atendimento a crianças carentes, seguindo os princípios da legalidade e moralidade. Os deputados mencionados não se manifestaram.