13/07/25
O ex-deputado estadual Álvaro Guimarães (União Brasil) confirmou que será candidato a uma cadeira na Assembleia Legislativa de Goiás nas eleições de 2026. A decisão contraria a expectativa de que ele apoiaria o nome de Thales Machado, genro do prefeito de Itumbiara, Dione Araújo (União Brasil), e atual aposta do grupo político que comanda o município.
Álvaro, que já exerceu seis mandatos consecutivos como deputado estadual e é suplente da atual legislatura, afirmou que não aceitará “cabresto político”. Ele avalia se disputará pelo Agir ou pelo Avante, mas garante que a candidatura está definida. “Vou disputar a eleição. Não há possibilidade de recuo”, disse ao jornal Opção.
A movimentação ocorre em meio à possível saída de Talles Barreto (UB) da Assembleia Legislativa ainda em 2025, caso se confirme sua indicação para o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Nesse cenário, Álvaro Guimarães, que é o primeiro suplente da coligação, assumiria o mandato antes do fim da legislatura.
Se confirmado o cenário, Itumbiara terá três candidatos à Assembleia em 2026: o atual deputado Gugu Nader, que deve disputar a reeleição pelo Agir; Thales Machado, com o apoio do prefeito Dione Araújo; e Álvaro Guimarães, com base eleitoral consolidada no município e na região sul do Estado.
A pré-campanha na cidade já se desenha como uma disputa entre a força da máquina municipal e nomes tradicionais da política local. Álvaro, que foi presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia por vários anos, tenta retomar o protagonismo no cenário estadual após ficar de fora da eleição de 2022.