19/07/25
Lideranças políticas de Goiás têm aderido ao movimento cristão Legendários, fundado em 2015 pelo pastor guatemalteco Chepe Tupzu, da Igreja Casa de Deus. A comunidade, que propõe imersões com desafios físicos e reflexões espirituais, busca fortalecer homens e valorizar relações familiares.
Entre os participantes está o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha (PSD), que passou por uma experiência de 72 horas promovida pelo grupo. Em depoimento, relatou impactos da política em sua vida pessoal. “Eu fui general de guerra. Assumi um posto importante na política em Goiás, mas muitas vezes eu chegava em casa doente. A coisa mais importante da minha vida, depois do Legendários, é minha esposa. Eu não seria nada sem ela. Não chegaria a lugar nenhum sem ela e meus filhos. Eu deixo a política, eu deixo qualquer coisa, mas não deixo a minha família”, afirmou.
O deputado estadual Paulo Cezar Martins (PL) também participou do movimento. Durante pronunciamento no Pequeno Expediente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), em junho, compartilhou sua experiência. “Eu aceitei a mudança, que é baseada nos ensinamentos do primeiro Legendário, Jesus Cristo. Quando você tem a coragem de assumir a posição verdadeira, é a coisa mais perfeita da vida”, declarou.
O parlamentar propôs a concessão de títulos de cidadão goiano a Chepe Tupzu e a Nelson Ruela de Lima, diretor do movimento em Goiás. Subiu à tribuna com o uniforme do grupo, reforçando seu apoio à iniciativa. Outro integrante da Alego, o deputado estadual Coronel Adailton (Solidariedade), apresentou projeto que reconhece o Legendários como Patrimônio Cultural Imaterial de Goiás.
Na esfera federal, o deputado Ismael Alexandrino também participou das atividades do grupo. “Legendários desfrutando o caminho na dependência e em adoração ao Legendário 01”, escreveu em publicação nas redes sociais, acompanhada de fotos da imersão. Gustavo Mendanha comentou: “Bem-vindo, AHU!”, expressão usada pelo grupo que remete ao lema “amor, honra e unidade”.
O movimento Legendários tem se expandido pelo país e atraído figuras públicas, associando a prática religiosa a vivências intensas de autoconhecimento, valorização familiar e princípios cristãos.