24/07/25
O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou, em entrevista ao podcast Inteligência Ltda, que aceitaria disputar a Presidência da República caso tivesse o apoio do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Aceitaria esse desafio”, declarou, ao ser questionado sobre uma eventual candidatura ao Planalto.
Apesar da declaração, Eduardo reforçou que seu foco atual está em “resolver a crise institucional” no Brasil a partir de negociações nos Estados Unidos, país onde permanece mesmo após o fim de sua licença parlamentar, encerrada no domingo (20/7).
“Não vou dar o gostinho para o regime de ver minha renúncia”, disse, ao justificar por que não pretende deixar o cargo. “Você acha que se eu voltar ao Brasil eu tenho tranquilidade para assumir um mandato parlamentar?”, questionou, insinuando perseguição política.
O deputado também afirmou que pretende enviar um ofício ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), para discutir sua situação, que classificou como “totalmente excepcional”. Entre as alternativas, Eduardo citou a possibilidade de exercer o mandato remotamente, a exemplo do que ocorreu durante a pandemia, com votação por celular e participação virtual em reuniões legislativas.