Goiânia, 26/08/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Mabel pede investigação nos gastos da Saúde na gestão Rogério Cruz

28/07/25

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), se reuniu com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para tratar de pautas oficiais como o aumento do Teto MAC — que define os repasses federais para procedimentos de média e alta complexidade — e a construção de novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) na capital.

Mabel também aproveitou o encontro para apresentar uma demanda política mais sensível: solicitou uma investigação detalhada sobre os repasses federais feitos à Saúde de Goiânia durante a gestão do ex-prefeito Rogério Cruz. Segundo relatos, Mabel estava acompanhado do atual secretário municipal de Saúde, Luiz Peillizzer, e afirmou ter identificado recursos federais transferidos ao município, mas que não resultaram em investimentos comprováveis no sistema público de saúde. As informações são da coluna Bastidores do Jornal Opção,

Diante da solicitação, Padilha teria sinalizado positivamente. A apuração indica que o ministro se comprometeu a acionar o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS) para investigar a aplicação dos recursos.

A movimentação de Mabel ocorre em sintonia com outro pedido já formalizado anteriormente. Em maio deste ano, a própria Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou que encaminharia ofício ao DenaSUS pedindo a ampliação de auditoria em andamento nas maternidades municipais para abranger todo o período da gestão de Rogério Cruz, entre 2022 e 2024.


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.