30/07/25
Deputados estaduais de Goiás voltaram a articular, nos bastidores, um acordo político para a ocupação de futuras vagas nos tribunais de Contas dos Municípios (TCM) e do Estado (TCE). A movimentação, segundo interlocutores da base, tem sido conduzida de forma “suave e cautelosa”, evitando pressões públicas por aposentadorias ou ameaças de extinção do TCM, como já ocorreu em debates anteriores. As informações foram divulgadas pela coluna Giro desta quarta-feira (30) de O Popular.
A proposta em discussão prevê que o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) indique um nome para o TCE, enquanto duas vagas no TCM seriam destinadas a parlamentares da Assembleia Legislativa. A negociação inclui também a oferta de cargos estratégicos em diretorias e projeções para a futura mesa diretora da Casa no biênio 2027-2028.
Entre os principais interessados nas cadeiras vitalícias dos tribunais estão os deputados Talles Barreto, Lincoln Tejota e Virmondes Cruvinel — todos filiados ao União Brasil. O trio busca uma saída institucionalmente segura para viabilizar as indicações, sem desgastes com os atuais conselheiros.
Nos próprios tribunais, o tema é tratado com discrição. Embora não haja confirmações oficiais, fontes internas admitem que as conversas avançaram nas últimas semanas e que o cenário político pode, de fato, abrir espaço para mudanças na composição das cortes de contas.