31/07/25
Às vésperas da entrada em vigor do tarifaço de 50% imposto pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros, o Frigorífico Goiás lançou uma promoção que chamou atenção nas redes sociais. A peça publicitária traz a imagem do ex-presidente norte-americano estampada em embalagens de picanha vendidas com 50% de desconto. “Limite de 20 peças por cliente”, informa a publicação.
O frigorífico, que já ficou conhecido por ações que exaltam figuras da direita, voltou a repercutir por unir comunicação política e estratégia de mercado. A empresa foi alvo, no passado, de uma ação da Justiça Eleitoral por campanha partidária considerada irregular em favor do ex-presidente Jair Bolsonaro e do senador Wilder Morais (PL).
A publicação gerou reações nas redes sociais, inclusive de concorrentes. A Rede Store Supermercados comentou com uma provocação: “Laranjão abriu exceção pra laranja”, em alusão ao apelido de Trump e ao fato de frutas como a laranja não estarem incluídas na lista de produtos atingidos pelo tarifaço — ao contrário da carne.
Apesar da disputa de narrativas e preferências ideológicas, o resultado imediato pode ser sentido no bolso do consumidor. Com mais carne no mercado nacional, a tendência é de queda nos preços.