01/08/25
A Câmara Municipal de Goiânia adiou para 11 de agosto o retorno das sessões legislativas do segundo semestre. A decisão foi tomada para garantir a conclusão das obras de ampliação da sede, especialmente a instalação elétrica do novo terceiro pavimento, construído sobre a Ala de Gabinetes. Segundo o presidente da Casa, vereador Romário Policarpo (PRD), a medida atende recomendação técnica e tem como prioridade a segurança de servidores e visitantes.
Com 1.500 m², o novo andar vai abrigar novos gabinetes, salas de comissões e setores administrativos. A ampliação se tornou necessária após o aumento do número de vereadores de 35 para 37, com base na atualização populacional do IBGE. Iniciadas durante o recesso de julho de 2023, as obras foram orçadas em R$ 4,8 milhões, custeadas com recursos próprios da Câmara. Durante a fase final, os gabinetes permanecem fechados e o atendimento administrativo funciona em horário reduzido, das 7h às 13h.
Paralelamente, está em construção um novo estacionamento no entorno da sede, no espaço onde antes passava a Avenida Goiás, nas imediações da Praça do Trabalhador. A intervenção foi autorizada pelo Iphan e é fruto de uma compensação feita pela Prefeitura, que havia utilizado o antigo estacionamento da Câmara para a obra da Avenida Leste-Oeste, já concluída.
Com a nova estrutura, a presidência da Casa afirma que será possível melhorar o atendimento à população e oferecer melhores condições de trabalho aos parlamentares. A expectativa é que a Câmara retome sua rotina legislativa em plena capacidade já na segunda quinzena de agosto.