Goiânia, 26/08/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Goiana condenada a 14 anos por atos golpistas é deportada dos Estados Unidos

05/08/25

A ex-empresária e motorista de aplicativo goiana Rosana Maciel Gomes, 51 anos, condenada a 14 anos de prisão por participação nos ataques de 8 de janeiro de 2023, foi deportada dos Estados Unidos nesta segunda-feira (4). A informação foi divulgada pelo site Achei USA, voltado à comunidade brasileira no país.

A deportação de Rosana estava inicialmente marcada para sexta-feira (1º), mas foi adiada após problemas técnicos na aeronave que traria outros deportados ao Brasil, segundo o Ministério dos Direitos Humanos. As autoridades não informaram para qual presídio ela será encaminhada.

Rosana ganhou notoriedade após ser presa, em janeiro de 2025, na fronteira entre México e Estados Unidos, ao lado de outras três brasileiras – Cristiane da Silva, Raquel de Souza Lopes e Michely Paiva Alves. As quatro tentavam escapar da Justiça brasileira, que as processava por envolvimento nos atos golpistas em Brasília.

De acordo com o Achei USA, as outras três mulheres continuam presas nos EUA e aguardam a definição das datas de deportação. Todas percorreram cerca de 10 mil quilômetros em fuga, até serem detidas por entrada ilegal no território norte-americano.

Elas teriam deixado o Brasil acreditando que o então presidente dos EUA, Donald Trump, promoveria uma extradição em massa de estrangeiros em situação irregular, o que não se concretizou. A prisão e posterior deportação de Rosana encerram uma trajetória de fuga que durou quase dois anos.


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.