06/08/25
Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, estaria atuando nos bastidores para convencer o governo dos Estados Unidos a suspender temporariamente sanções contra o Brasil. A informação foi divulgada pela CNN Brasil e aponta que o deputado federal busca evitar novas tarifas sobre produtos brasileiros e impedir que outros ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) sejam alvo de restrições norte-americanas.
A movimentação ocorre após o próprio Eduardo admitir que participou de conversas internas na Casa Branca que antecederam o anúncio do tarifaço de Donald Trump e que articulou para bloquear o contato de uma comitiva de senadores brasileiros que viajou aos EUA na tentativa de negociar a redução das taxas.
Segundo a CNN, o parlamentar, que mesmo fora do Brasil voltou a receber salário e mantém um gabinete com oito funcionários, estaria alinhado ao jornalista Paulo Figueiredo nessa iniciativa. O objetivo seria preservar um canal de diálogo entre a família Bolsonaro e ministros do STF, num momento de forte tensão política e jurídica.
A eventual “pausa” nas sanções, caso concretizada, abriria espaço para negociações diretas e poderia reduzir o impacto econômico imediato das medidas impostas pelos EUA, ao mesmo tempo em que serviria como gesto político para reaproximar as partes envolvidas.