12/08/25
O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (União Brasil), prevê que as eleições de 2026 terão a maior taxa de reeleição de deputados estaduais da “história recente” do Legislativo goiano. Segundo ele, a expectativa é que pelo menos 30 dos 41 parlamentares sejam reconduzidos, o que representaria um índice de 73%.
“A maior reeleição será neste mandato. Da história eu não tenho como dizer, mas com certeza da história recente”, afirmou, em entrevista à coluna Giro, do jornal O Popular, nesta terça-feira (12/8).
O cenário projetado por Peixoto contrasta com o resultado de 2022, quando apenas 20 deputados estaduais conseguiram renovar o mandato. Para o presidente da Alego, alguns fatores explicam a alta expectativa para o próximo pleito: o aumento do valor e da execução das emendas impositivas, a presença constante dos parlamentares no interior, a ampliação do horário de funcionamento da Casa (das 7h às 22h) e o programa itinerante Deputados Aqui, inspirado nos mutirões de atendimento.
Ele também destacou o impacto das regras eleitorais em vigor, que definem a distribuição das sobras eleitorais entre partidos e candidatos que alcançarem, respectivamente, pelo menos 80% e 20% do quociente eleitoral.