Goiânia, 26/08/2025
Voz de Goiás
·
Contato: vozgoias@gmail.com
Matérias


Delegado Waldir acusa governo federal de “propaganda enganosa” sobre CNH gratuita

12/08/25

O presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), Delegado Waldir Soares, acusou o governo federal de induzir a população ao erro ao anunciar que pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) poderiam obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuitamente em todos os Detrans do país. A declaração foi feita na manhã desta segunda-feira (11), durante coletiva de imprensa em Goiânia.

Segundo Waldir, a iniciativa divulgada nas redes sociais do governo e no portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) não possui viabilidade prática, por falta de recursos garantidos e de regulamentação que cubra todas as etapas do processo de habilitação.

“O governo federal está enganando o cidadão. Isso é mentira, é fake news. Amanhã teremos pessoas gastando dinheiro e perdendo tempo no Detran por conta dessa fake do governo federal”, disse. O presidente afirmou que levará o caso à Polícia Federal, ao Ministério Público Federal, ao Procon estadual e à Delegacia do Consumidor.

Ele destacou que a União não pode obrigar os Estados a utilizarem recursos provenientes de multas de trânsito para custear o programa, já que a arrecadação é compartilhada entre União, Estados e municípios. Retirar verbas destinadas à fiscalização, engenharia de tráfego e sinalização, segundo Waldir, comprometeria a segurança viária. “Essa medida eleitoreira prejudicaria todos os projetos em andamento e aumentaria o número de acidentes”, declarou.

De acordo com o presidente do Detran-GO, quem procurar o órgão com base na informação federal não terá direito à gratuidade. Ele adiantou que o estado prepara um novo modelo próprio de CNH Social, voltado a alunos de escolas públicas, com credenciamento de instrutores, mas sem “falsas promessas”. “Hoje, CNH é só para rico. Queremos mudar isso, mas não com mentira, não com fake”, afirmou.

A Associação Nacional dos Detrans já solicitou formalmente à Secretaria de Comunicação da Presidência a alteração do conteúdo divulgado, mas não obteve resposta. Uma reunião entre presidentes de Detrans e a Senatran está marcada para quarta-feira (13), para tentar resolver o impasse. “Isso vai criar um grande tumulto. Nós não podemos enganar as pessoas”, concluiu Waldir.


·

2025. Voz de Goiás. Direitos reservados.