14/08/25
O procurador-geral da Câmara Municipal de Goiânia, Kowalsky Ribeiro, recebeu homenagem da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) nesta terça-feira (13), durante sessão solene em celebração ao Dia do Advogado. A honraria, concedida ao lado de outros nomes de destaque da advocacia goiana, como Eduardo Cardoso Júnior, presidente da CASAG, reconheceu os “serviços prestados” à advocacia e ao Legislativo da capital.
A solenidade contou com a presença de autoridades, advogados e representantes de entidades jurídicas, ressaltando, segundo os organizadores, a importância da advocacia na defesa da cidadania e da democracia. Mais cedo, Kowalsky também participou da escolha da lista sêxtupla da OAB-GO para a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO).
A homenagem acontece depois de um episódio polêmico envolvendo o procurador. No mês de maio, Kowalsky foi acusado pelo vereador Sargento Novandir (MDB) de sacar uma arma e apontá-la para o chefe de gabinete do parlamentar, durante uma discussão sobre vaga de estacionamento nas dependências da Câmara. A Polícia Militar foi acionada e um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi registrado.
De acordo com o relato do vereador, o desentendimento começou quando o assessor de Novandir estacionou em uma vaga reservada ao procurador-geral. Irritado, Kowalsky teria discutido com o servidor e, no auge da confusão, sacado a arma.
Desde maio de 2022, está em vigor na Câmara uma norma que proíbe o porte e a posse de armas de fogo no prédio. O texto prevê advertência, suspensão sem remuneração ou demissão para servidores, e até perda de mandato para parlamentares que descumprirem a regra.
Em nota, a OAB-GO informou que acompanhou a lavratura do TCO por meio do Sistema de Defesa das Prerrogativas, ressaltou que apura todas as infrações que chegam ao seu conhecimento, mas afirmou que não comenta casos específicos envolvendo advogados.